top of page

Qual ATPV usar?

Para correto dimensionamento da vestimenta do operário, os testes nas roupas são normatizados pelas normas ASTM- F1959/F1959M-14 e CENELEC – ENV 50354:2000.

Uniformes RF Mais EPI


No teste realizado pela norma ASTM, é feito um arranjo que consiste em dois eletrodos verticais (aço inox 303 ou 304) de 19 mm de diâmetro e 450 mm de comprimento no mesmo eixo, distanciado de 305 mm. A uma distância de 305 mm do eixo dos eletrodos, são colocadas três peças para fixar as amostras de tecido de 610 x 305 mm (Altura x Largura), com distanciamento angular de 120º entre si. Cada peça é equipada com dois calorímetros de cobre atrás do tecido e mais dois outros, um de cada lado da amostra. Os calorímetros atrás da amostra medem a energia atrás do tecido e outros dois medem a energia incidente. Para cada disparo do arco, são testadas três amostras de tecido simultaneamente e coletados no mínimo vinte dados dos calorímetros, e para validação estatística são necessários pelo menos sete testes para cada série com vinte e uma amostras.


No teste realizado pela norma CENELEC – ENV 50354:2000, o arranjo do equipamento e do circuito elétrico é fixo e consiste em dois eletrodos colocados verticalmente no mesmo eixo e distanciados de 30 mm. O eletrodo superior é de alumínio e o inferior de cobre. Os eletrodos são cercados nos três lados por uma caixa de teste na forma de cilindro parabólico. As partes superior e inferior são seladas por material isolante, de tal forma que o calor seja direcionado para a parte frontal aberta. Faceando a abertura, é colocada uma placa vertical com dimensão de 400 x 400 mm, a uma distância horizontal com o eixo do arco de 300 mm.


Existem dois níveis de teste controlando a corrente nos eletrodos e com o tempo definido de 500 ms:

 Classe 1 – 4 kA, 500 ms;

 Classe 2 - 7 kA, 500 ms.


A escolha do nível de teste é estabelecida em função da classe de proteção requerida para proteção estabelecida pelo fabricante do tecido ou roupa. Os testes são feitos em duas amostras para validação, o que significa dois disparos de arcos. A avaliação é feita por inspeção visual de acordo com os seguintes critérios:

 Tempo de combustão (queima) do tecido ou roupa deve ser menor ou igual a 5 segundos após exposição ao arco;

 Os materiais não devem fundir;

 Não deve existir nenhum furo maior do que 5 mm (medido em qualquer direção);

 No caso de roupas, além dos critérios acima, as costuras devem ser mantidas.


O material é aprovado para as condições de teste se nenhuma das condições acima ocorrer. O teste serve para avaliar se a roupa ou tecido é adequado para as condições de teste (4 kA ou 7 kA com duração de 500 ms), e não é possível fazer extrapolação para outras condições.


CATEGORIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Após a realização dos testes nas vestimentas, como exemplificado na subseção, feitos pela fabricante de cada vestimenta em conformidade com as normas citadas no presente documento, obtêm-se, conforme a Tabela a seguir, uma classificação em categorias de risco (Hazard Rating Category - Categoria de Classificação de Risco - tradução Livre) de acordo com o valor máximo de energia incidente (ATPV) na roupa. O valor ATPV é dado por um intervalo, visto a capabilidade da vestimenta em suportar uma faixa de valores de energia incidente, não sendo apenas um valor fixo.

É desejado, portanto, que o equipamento de proteção individual possua categoria de risco compatível com a energia que pode ser liberada em condição de falta. Podem-se definir, então, os tipos de EPIs através da Tabela abaixo.

A realização de serviços em painéis com energia incidente calculada superior a 40 cal/cm2 somente é permitida com a instalação elétrica desenergizada, visto que não existem EPIs capazes de oferecer uma proteção adequada para esse nível de energia incidente.



Comercialmente, utiliza-se Risco 2 para atender ao Risco 1 e Risco 4 para atender ao Risco 3.

Quanto maior o ATPV do Tecido, maior a proteção calorimétrica.


Solicite um orçamento com nossos vendedores e aproveite para solicitar uma visita de demonstração de nossos uniformes. Alta qualidade que aumenta o conforto e durabilidade dos uniformes.


Compartilhe conhecimento, Que lê sabe mais.

Veja aqui os nossos uniformes RF. Clique aqui.


Destaques
Mais Recentes
Tags
Siga a gente
  • Facebook Basic Square
  • Ícone do App Instagram
bottom of page